Após conseguir uma vaga, qual o desafio do estágio?

Após conseguir uma vaga, qual o desafio do estágio?

9 de dezembro de 2020 0 Por admin

A inserção no mercado de trabalho pode parecer difícil, mas o estágio surge como uma excelente oportunidade para adquirir a tão requisitada experiência. Além disso, proporciona a aquisição de competências decisivas no mundo corporativo, bem como a chance de efetivação.

Entretanto, após a conquista, os estagiários encaram alguns obstáculos. Para entender melhor sobre o assunto, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios fez a seguinte pergunta aos estudantes: “após conseguir uma vaga de estágio, qual é o maior desafio?”. A pesquisa foi realizada entre 12 e 23 de outubro com 26.821 participantes de 15 a 29 anos. A maioria deles tem incertezas sobre como expor os próprios conhecimentos. Como resultado, 39,14% (10.499) dos respondentes afirmaram: “demonstrar minha capacidade”.

Os desafios

Na visão de Vicente Picarelli, fundador da Picarelli Human Consulting, “são dois os maiores dilemas de quem estagia. O primeiro é ler e entender o ambiente de trabalho. É importante prestar atenção em alguns pontos capazes de indicar qual é a cultura daquela organização. Por exemplo, como é a relação entre as pessoas, é gentil, respeitosa? Como é o relacionamento com os líderes? Há diálogo? O segundo ponto é estar preparado emocionalmente”, explica.

Para ele, é essencial lidar com as expectativas, frustrações e perseverança. “Demonstre o quanto você gosta da empresa e qual sua estratégia de crescimento pessoal. Agora, caso não queira ficar na organização, reflita quais foram suas decepções para se tornar um aprendizado”, destaca.

Para quem busca uma oportunidade

Já para quem ainda não conseguiu uma oportunidade, o especialista orienta: “monitore as organizações com vagas de estágio e trainee. Elabore um currículo e o mantenha atualizado contando sobre quem você é e desenvolva uma auto história. Se preferir, ilustre sua trajetória. Faça um vídeo com quais pontos deseja identificar. Simule entrevistas com pessoas mais experientes capazes de dar bons feedbacks. Acompanhe a evolução do mercado, as tendências sociais e econômicas”, aconselha Picarelli.

Como desenvolver habilidades profissionais?

Segundo a analista de seleção do Nube, Vitória Sorato: “desenvolver habilidades profissionais é imprescindível em todas as fases. É muito relevante ainda no início da carreira, ou seja, é necessário grande interesse da nossa parte. Ou seja, perguntando quando há dúvidas, buscando conhecimentos em cursos on-line ou presenciais”, destaca. A especialista orienta a encontrar encontrar diversas opções de modalidades gratuitas, com certificado de horas complementares, no site do Nube. Os cursos estão organizados em  módulos, de modo a apresentar um novo conceito em cada etapa. 

O estagiário de engenharia na SolStar, Lucas Vieira, orienta para os outros educandos terem motivação: “caso contrário, você perde a força e acaba desistindo. Além disso, sempre se atualize e corra atrás do conhecimento. Um talento alinhado com o mercado é de fundamental relevância. Se não, você fica para trás e não se destaca”, comenta.

Portanto, é muito significativo mostrar iniciativa, dar ideias, exibir a vontade de evoluir, saber ouvir a equipe e os superiores, bem como entregar as tarefas com qualidade. Leia também a matéria do blog“como o estagiário pode ajudar na formação do time?”

E você, qual seu maior desafio durante a trajetória do estágio? Para mais dicas e orientações, assista ao novo “Conexão Ilimitada”, da TV Nube e acompanhe as matérias e conteúdos do site e das redes sociais.