Seja singular. Conheça a si mesmo. Desenvolva a criatividade. Mostre seu trabalho.

Seja singular. Conheça a si mesmo. Desenvolva a criatividade. Mostre seu trabalho.

26 de junho de 2020 0 Por admin

Segundo o dicionário simples, singular significa distinto, único, ímpar, especial, raro. Assim é cada ser humano. Único e especial. Mas a maneira como organizamos a sociedade, nossas famílias, as empresas e as escolas nos leva à padronização e dessa forma procuramos ser cada vez mais iguais. Fazer as mesmas coisas, frequentar os mesmos lugares, ler os mesmos livros, fazer as mesmas perguntas, usar as mesmas roupas e ter as mesmas ideias. Essa é a ameaça real à nossa singularidade.

Por isso insisto: seja singular.

Existem algumas ações que podemos adotar para preservar e deixar visível a nossa singularidade.

A primeira delas é conhecer profundamente a si mesmo. O autoconhecimento é a chave para uma boa convivência, uma boa estadia nesse mundo. Reflita sempre sobre suas ações, seus sentimentos, suas reações ao que lhe acontece, seus pensamentos ao interagir com outras pessoas. Identifique e entenda quais foram as melhores reações que você teve. As que produziram os melhores resultados. Permita-se experimentar todos os sentimentos, mas domine suas atitudes a partir deles. Entenda porque você se sentiu daquela forma, quais são os disparadores de suas ações. Mas escolha sempre como agir. Você pode e deve sentir o que houver para ser sentido, mas não precisa ser escravo de reações ruins que prejudicam seu sucesso, crescimento, bem-estar. Não permita que seus sentimentos sequestrem você. Mantenha o autodomínio.

Quanto mais uma pessoa se conhece, mais empática também ela pode ser. Se conhecer ajudará a conhecer os outros e o fará singular. Acredite nisso! É um trabalho árduo, mas que produzirá os melhores frutos para sua vida.

Desenvolver a sua criatividade também o fará singular. Permita-se ter ideias, mudar os padrões, pensar sobre tudo. Não se julgue e não permita que os outros o julguem. Você não entrará em briga com ninguém, mas não precisa aceitar as censuras e desistir. Acredite em si mesmo. Saiba que muitas das pessoas de maior sucesso e visibilidade no mundo já ouviram de outras que elas não eram capazes. Saiba também que as grandes invenções surgiram por insistência e resiliência, mesmo após vários erros. Saiba que os erros servem para aumentar as possibilidades do acerto. Eles são necessários. Deveriam ser amados. Ame suas ideias e seu processo de crescimento. Tenha ideias loucas e depois diminua a força delas, se for necessário. É mais fácil do que tentar melhorar ideias fracas que não causam impactos. Mas mesmos estas, guarde-as em local apropriado. Um dia… quem sabe?

E por fim, digo que deve mostrar o seu trabalho. Não tenha medo de mostrar o que faz. Não tenha medo da crítica. Confie em si mesmo. Divulgue-se! Porque não compartilhar projetos que deram certo? Isso aumentará sua rede de relacionamentos, consolidará seu repertório. E tem mais… Lembra-se do ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Seja referência! Seu trabalho mostra quem você é. E você é singular. Ímpar, único, especial, distinto, raro.

Seja singular!

Escrevo para aprender. Quando você lê aprende comigo!

Você também poder ler este artigo em meu blog www.isabelatoledo.com

Fonte:https://www.linkedin.com/pulse/seja-singular-conhe%25C3%25A7a-si-mesmo-desenvolva-mostre-seu-trabalho-toledo/?trackingId=N6fuU4MLbLfBhQHP0k2ygw%3D%3D
Isabela Toledo
Metodologias Ativas | Diretora Escolar | Coordenadora Pedagógica | Pedagoga | Agile Coach | Palestrante