Convite para exposição

Convite para exposição

12 de março de 2020 0 Por admin

O Educativo da Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio da Gerência de Extensão do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), convida sua escola para participar das visitas mediadas às galerias de arte da FCS, visando proporcionar ao público ferramentas para a compreensão das artes visuais e fomentar a reflexão e ampliação dos conceitos de cultura e contemporaneidade.

EXPOSIÇão retratistas do morro 

A exposição Retratistas do Morro reúne imagens pertencentes à história recente da fotografia brasileira produzidas pelos fotógrafos João Mendes e Afonso Pimenta, que trabalham, desde a década de 1970, registrando o cotidiano dos moradores da Comunidade do Aglomerado da Serra, segunda maior favela do país localizada em Belo Horizonte.

Imagem incorporada
Imagem incorporada
Imagem incorporada

Em meio a gestos fotográficos que não implicam uma abordagem profissional, os fotógrafos captam diferentes realidades familiares e seus movimentos cotidianos: casamentos, nascimentos, batizados, jogos de futebol, velórios, formaturas e bailes. Segundo Guilherme Cunha, curador da exposição, “João e Afonso construíram uma iconografia inédita, das poucas ainda preservadas, em que é possível acessar por meio da imagem mudanças nos cenários social, político, econômico e cultural, ocorridas nas favelas do Brasil ao longo dos últimos quase 50 anos”.

Período Expositivo: 14 de fevereiro a 04 de abril de 2020.

Classificação indicativa: Livre

Local: Câmera Sete – Casa de Fotografia de Minas Gerais (Avenida Afonso Pena, 737, Praça Sete, Centro, Belo Horizonte).

Outras informações sobre a exposição:  http://fcs.mg.gov.br/eventos/exposicao-retratistas-do-morro/

 ORIENTAÇÕES PARA AGENDAMENTO:

As visitas mediadas às exposições, previamente agendadas, acontecem de terça a quinta às 9h30, 14h, 15h30 e 19h, têm em média de 1h à 1h30 de duração e são realizadas pelos professores do Curso de Produção em Artes Visuais, do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART). 

O número máximo de visitantes por grupo é de 40 pessoas (acima de 6 anos) e 20 pessoas (crianças de 4 a 6 anos) para visitação no Palácio das Artes e Câmera Sete.

Os agendamentos são realizados apenas pelo e-mail:

agendamento.galerias@fcs.mg.gov.br.

Para sua maior segurança é enviado um formulário de confirmação de agendamento que deverá ser preenchido e devolvido via e-mail. O formulário tem um prazo determinado para sua devolução, caso contrário sua visita não será efetivada.