O brincar como dimensão lúdica no desenvolvimento infantil

O brincar como dimensão lúdica no desenvolvimento infantil

22 de janeiro de 2020 0 Por admin

Os alunos matriculados no curso de Pedagogia da FACISA-BH terão a oportunidade de discutir e analisar, neste primeiro semestre de 2020, a importância da dimensão lúdica nos processos de aprendizagem escolar como uma das condições para o desenvolvimento da criança. A discussão sobre o brincar no contexto escolar é alvo de discussões e de afirmações congruentes entre diversos autores (Macedo, Petty e Passos, 2005, MOYLES, 2002, MOYLES, 2006, KISHIMOTO,2014; VELASCO, 1996, WINNICOTT, 1975, dentre outros). Essas afirmações, que validam a essência do brincar como fundamentais para o desenvolvimento infantil, também estão presentes nos dizeres do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e também da Base Nacional Curricular Comum. Todos esses documentos enfatizam a importância do brincar como proposta de trabalho para o ambiente escolar. 

Mas ainda é necessário discutir sobre o brincar livre e dirigido dentro do ambiente escolar e refletir sobre o respeito pelo tempo da criança em usufruir a infância, discutir assim o viver infantil e a valorização do lúdico; o deleite pelas histórias e pelas músicas, pela arte; o brincar despreocupado; a emoção das partidas em cada jogo; e o tempo livre.

Enfim, qual o propósito do brincar no cotidiano escolar? O que o brincar pode proporcionar as crianças inseridas em um contexto escolar?

Vamos discutir juntos?

Juliana Basílio Medrado

Professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Aplicadas de Belo Horizonte- FACISA/BH, Professora de 1º e 2º ciclo da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Educação pela UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e primeiros anos do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: níveis de alfabetização e construção do conhecimento acerca da leitura e da escrita – formação de professores e desenvolvimento infantil – prática pedagógica – projetos de trabalho na Educação Infantil e no Ensino Fundamental – currículo – inclusão.

profjulianabasilio@facisa.com.br