Títulos de Capitalização: devo investir?

Títulos de Capitalização: devo investir?

14 de janeiro de 2020 0 Por admin

Por: Gyseli Nascimento Ferreira

Quem nunca foi ao banco e o gerente tentou te empurrar um título de capitalização? E você fez, achando que era uma coisa boa?  Para responder essas perguntas é preciso primeiramente ,   entender o conceito de título de capitalização e sua finalidade.

Segundo a Susep (Superintendência de Seguros privados) é um produto que parte dos pagamentos realizados pelo comprador é usado para formar um capital, que será corrigido e pago a um prazo estabelecido, custear o sorteio e despesas administrativas.

 Em resumo, título de capitalização não é investimento, é sorteio! Ele corrige somente seu dinheiro pela TR (o mesmo da poupança). O dinheiro investido é dividido em 3 cotas: Cota de sorteio, cota de carregamento e cota de capitalização. A cota de sorteio é o valor que você paga para participar dos sorteios e pagar a premiação. A cota de carregamento é uma taxa administrativa.  A cota de capitalização que serve de base para a remuneração desse investimento.

O retorno não é sobre o total investido e sim sobre a cota de capitalização! Portanto, fica na análise do leitor, se vale a pena aderir.  É preciso também se atentar quanto ao prazo de resgate, para não tirar antes e perder mais dinheiro.

Iremos conhecer os tipos de investimentos, conhecidos no mercado. Até a próxima!

Apresentação

  • Gyseli Nascimento Ferreira
  • Contadora – sócia dos escritórios Convicta Contabilidade e Cont Mais
  • Mestra em Ciências Contábeis – linha de Finanças
  • Professora de Graduação e pós graduação e nas horas vagas professora voluntária
  • Palestrante
  • Consultora financeira
  • Atua na área financeira e contábil há 18 anos