Como fazer um bom investimento?

Como fazer um bom investimento?

13 de janeiro de 2020 0 Por admin

Por:Gyseli Nascimento Ferreira

Qualquer pessoa que tenha acesso a internet, consegue pesquisar sobre investimentos: quais são os mais rentáveis, quais tipos, como: renda fixa, renda variável, ações, criptomoedas, imóveis, etc.  Fica evidente a crescente exposição de análises, indicadores e produtos oferecidos pelas corretoras com promessas de retornos lucrativos.

Fatores como as transformações de comportamento da sociedade, a quantidade de informações disponíveis, a alteração nas relações trabalhistas, a maior expectativa de vida entre outros, conduzem um leque amplo de questionamentos. Como posso fazer parte disso?

É necessário saber que não há um único investimento que seja o melhor para todas as pessoas, mas sim, estratégias de investimento que se adequam a determinadas características e planos individuais.

Para investir, além de vontade é preciso primeiro saber responder algumas perguntas: Qual a minha motivação do investimento: pessoal, profissional, adquirir um bem (imóvel, veículo, eletrodoméstico), fazer uma viagem, garantir a aposentadoria?  Qual o prazo que estou disposto a aguardar: dias, meses, um ano, décadas?  Estou disposto a abrir mão de um lazer para investir num longo prazo? Qual o meu limite para riscos: almejo um retorno alto com riscos maiores ou estabilidade e menor rentabilidade? Quanto tenho de recurso disponível? Quanto estou disposto a perder? Com essas respostas, é possível começar a traçar o próprio perfil de investidor.

Identificado esse perfil, conservador, moderado ou agressivo, passamos a outra etapa. Saber quais os produtos oferecidos que atendem as expectativas e necessidades. Uma dica para aqueles que desejam um menor risco é diversificar as escolhas, não se deve colocar todos os ovos em uma única cesta. O segredo para um bom investimento se inicia com uma lição de Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”.  

Nos próximos textos, iremos conhecer um pouco mais sobre os investimentos disponíveis no mercado. Até a próxima!

Apresentação

  • Gyseli Nascimento Ferreira
  • Contadora – sócia dos escritórios Convicta Contabilidade e Cont Mais
  • Mestra em Ciências Contábeis – linha de Finanças
  • Professora de Graduação e pós graduação e nas horas vagas professora voluntária
  • Palestrante
  • Consultora financeira
  • Atua na área financeira e contábil há 18 anos