Os desafios do contador

Os desafios do contador

10 de janeiro de 2020 0 Por admin

Por: Gyseli Nascimento Ferreira

O avanço tecnológico nas diversas profissões agrega inúmeros benefícios. Na contabilidade destacamos como aspecto positivo a redução significativa do trabalho braçal. Abre-se espaço para desenvolver e explorar novas frentes de trabalho. Mas há desvantagens, pois as novas ferramentas geram a extinção de alguns cargos, como escriturários e com isso cresce o desemprego.

O profissional que não se atualiza e principalmente, apresenta resistência a essas inovações tecnológicas, como programas cada vez mais interativos, será excluído do mercado de trabalho. A revista Veja, na reportagem “ELAS VÃO SUBSTITUIR VOCÊ”, cita o contador como uma entre “as profissões que deixarão de existir em uma década”.  

Em uma análise superficial, essa reportagem seria uma realidade. Porém, a profissão está mais viva do que antes. O conhecimento do profissional contábil é de grande importância para o sucesso das instituições, sejam elas públicas ou privadas, de pequeno, médio ou grande porte.

O contador é desafiado a conhecer mais que os aspectos contábeis. Precisa conhecer detalhadamente seus clientes, seus stakeholders, suas dores, para personalizar o atendimento e conduzi-los ao melhor resultado. É como uma academia: as pessoas possuem expectativas, vão ao local e têm à disposição os equipamentos que as podem transformá-las em realidade. O instrutor ou personal, analisa as peculiaridades de cada indivíduo e prescreve uma série de exercícios apropriados para cada pessoa. O esforço pessoal do aluno para segui-las com a disciplina necessária torna possível atingir o que foi planejado. O contador, com as ferramentas que a profissão lhe traz, indica ao cliente o caminho a ser trilhado para alcançar o resultado esperado. Portanto, esse profissional precisa ter além de conhecimento técnico profundo, o domínio em diversas áreas, como por exemplo a comercial, licitações e mercado de ações, entre outros. 

Apresentação

  • Gyseli Nascimento Ferreira
  • Contadora – sócia dos escritórios Convicta Contabilidade e Cont Mais
  • Mestra em Ciências Contábeis – linha de Finanças
  • Professora de Graduação e pós graduação e nas horas vagas professora voluntária
  • Palestrante
  • Consultora financeira
  • Atua na área financeira e contábil há 18 anos