Concisão é o que o mercado espera de você!

Concisão é o que o mercado espera de você!

23 de dezembro de 2019 0 Por admin

O tempo é um fator importante para a realização de qualquer tarefa. No contexto profissional, vincular produtividade e agilidade no cumprimento de demandas pode ser um diferencial competitivo que determine o sucesso de uma organização.

 O que a comunicação empresarial nos diz sobre isso? Textos concisos – ou seja, breves, enxutos – são mais adequados para uso no dia a dia da empresa. Mas, atenção! A brevidade de um texto não pode, jamais, comprometer a compreensão do que está sendo dito. Nesse sentido, a concisão tem duas grandes aliadas: a objetividade e a clareza. Devemos ser capazes de produzir textos (orais e escritos) curtos e, ao mesmo tempo, claros, com palavras de fácil compreensão e frases bem articuladas.

Para que não percamos o foco, é necessário que haja objetividade. Nesse caso, não é apropriado que tratemos de vários assuntos ao mesmo tempo. Devemos priorizar um único assunto por texto, sem desviarmos nossa atenção.

Assim, nossas formas de comunicação profissional estarão em acordo com os interesses e necessidades do mercado de trabalho.

Márcio Ronei – Professor de Produção de Texto da FACISA e Comunicador da Rádio Inconfidência.

profmarcio@facisa.com.br