Saber falar = saber ouvir

Saber falar = saber ouvir

20 de dezembro de 2019 0 Por admin

Sempre temos muito a dizer. Reclamamos nossos direitos, publicamos nossas opiniões em redes sociais, expomos nossas insatisfações pessoais e profissionais a quem estiver por perto. Sabemos nos comunicar e muito bem! Sabemos mesmo?!

A comunicação humana é uma via de mão dupla. Assim como falamos, devemos saber ouvir. Isso significa que precisamos perceber e conviver da melhor forma possível com os que estão ao nosso redor. No âmbito profissional, os trabalhadores dependem uns dos outros, para que alcancem o resultado esperado pela organização. Por isso, todos devem manter vivo o espírito cooperativo e a disposição para não só falar, mas também ouvir. Um bom líder, por exemplo, é capaz de reconhecer valores e talentos, tanto quanto deve apontar falhas e possibilidades de crescimento de seus liderados, o que só é possível se o gestor está aberto a ouvir sua equipe. Sem esse tipo de conduta, fica muito difícil manter o engajamento e a sinergia de um grupo profissional.

Como regra geral, vale a sabedoria popular: duas orelhas e uma boca… Aprendamos a ouvir mais e melhor!

Márcio Ronei – Professor de Produção de Texto da FACISA e Comunicador da Rádio Inconfidência.