AOS CONTADORES E FUTUROS CONTADORES

AOS CONTADORES E FUTUROS CONTADORES

3 de outubro de 2018 0 Por admin

O dia 22 de setembro é considerado o dia do Bacharel em Ciências Contábeis em referência à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis, por meio do Decreto-Lei 7.988 de 1945. Esse Decreto foi assinado, naquele ano, pelo então presidente Getúlio Vargas, instituindo o primeiro curso de Ciências Contábeis e Atuariais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que passou a se chamar Ciências Contábeis em 1953. Antes disso, a formação dos profissionais de contabilidade era realizada por dois, mas nenhum dos dois tinha validade de ensino superior. Poucos meses depois da criação do curso de Bacharel em Ciências Contábeis, foi publicado o Decreto-Lei nº 9.295, em 27 de maio de 1946, criando o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Além do dia 22/09, o dia 25 de abril foi instituído dia do Contabilista, pois, em 1926, o senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista. Em dezembro do ano anterior, João Lyra havia sido eleito presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil. Em 23 de maio de 1979, em São Paulo, o Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1.989, reconhecendo o dia 25/04 como tal.

Em abril de 2012, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou que o Sistema CFC/CRCs passasse a substituir o termo Contabilista, por Profissional da Contabilidade. De acordo com ofício dirigido aos CRCs, “a alteração da terminologia deve-se ao processo de modernização da profissão”.  A partir de então, várias entidades utilizam o dia 25 de abril para nos homenagear. Já outras prestam homenagem nas duas datas.

Seja em 22 de setembro ou em 25 de abril, o fato é que o Profissional da Contabilidade se torna cada vez mais essencial e reconhecido pelas empresas, órgãos públicos, entidades e instituições de todos os tipos, pois todos necessitam de profissionais capacitados, competentes e dedicados. Nesse sentido, há um mercado de trabalho incomensurável, de portas abertas para quem investe na profissão. Para finalizar, utilizo a fala do personagem Oskar Schindler no Filme “A Lista de Schindler”: Meu pai foi amigo ao dizer que você precisa de três coisas na vida: um bom médico, um padre perdoador e um hábil contador. Dos dois primeiros eu nunca precisei muito, mas o terceiro…

Feliz Dia do Contador!!!

Helenice Silene de Oliveira Silva

Contadora e Coordenadora do curso de Ciências Contábeis FACISABH

Semana das Profissões